sábado, 20 de março de 2010

Não à ira e ansiedade. Sim à alegria e moderação.

As idéias a seguir foram extraídas de um sermão ao qual assisti mais cedo. 

Deus, Jesus... eles não precisam de advogados, debatendo teologia, sugerindo causa (fé/desobendiência) e efeito (prosperidade/punição). Precisam, pelo contrário, de testemunhas, que, através de sua vida, sejam capazes de mostrar que experimentam a plenitude de sua vida a despeito das circunstâncias. Uma testemunha não pode falar sobre algo que não viu, que não vivenciou. Infelizmente, hoje há mais advogados do Cristianismo que testemunhas.

Não à ira e ansiedade. Sim à alegria e moderação. A frase "tudo posso naquele que me fortalece", geralmente sugerindo uma conotação de feitos grandiosos e/ou benefícios condicionais da fé cristã foi escrita por um homem enquanto preso, descrevendo que tinha forças para lidar com qualquer situação, sempre grato por sua fé não estar relacionada a circustâncias boas ou ruins de sua vida. Um homem preparado para a morte, comprometido com um propósito em sua vida. As recompensas relacionadas a uma crença ou uma vida espiritual não devem ser julgadas pela prosperidade ou outros fatos externos a alguém, mas sim pela paz experimentada pelo indivíduo e a forma como se relaciona com os outros, e o bem que é capaz de gerar.

Extraído da carta de Paulo a Filipenses, trechos do capítulo 4:

...porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.

Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.

Sobre o texto

Filipos era uma cidade que ficava na província romana da Macedônia, região que hoje faz parte da Grécia. A igreja de Filipos foi a primeira fundada na Europa por Paulo, na sua segunda viagem missionária. Anos depois, quando estava na cadeia, Paulo escreveu esta Carta aos Filipenses. Ele havia recebido notícias a respeito dos cristãos de Filipos e tinha ficado sabendo que havia sérios problemas entre eles. E estava muito preocupado com as falsas doutrinas que algumas pessoas ensinavam lá e estava preocupado também por saber que alguns líderes da igreja eram contra ele. Ao mesmo tempo, Paulo havia recebido ajuda dos cristãos de Filipos; ele escreveu esta carta não somente para tratar dos problemas da igreja, mas também para agradecer aos filipenses tudo o que tinham feito por ele.

Nova Tradução na Linguagem de Hoje - Sociedade Bíblica do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário